Observatório da Saúde e do Bem Viver do ABC
 

Missão do observatório da saúde e do bem viver do ABC

A criação do Observatório da Saúde e do Bem Viver do ABC na Universidade Federal do ABC, contempla uma demanda a ser atendida no sentido de aprofundar a integração da Universidade e da Região, conforme instituído no Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2022 (PDI), foi aprovado por um comitê de notáveis cientistas brasileiros comporto por:

Helena Bonciani Nader, ex-Presidente da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC)

Hérman Chaimovitch Gulranik, ex-Presidente do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq)

Renato Janine Ribeiro, ex Ministro da Educação (MEC)

link para a publicação se encontra divulgado no site da Pró-Reitoria de Pesquisa
https://propes.ufabc.edu.br/a-propes/nucleos-estrategicos/processos-seletivos-dos-nucleos

Sendo assim, o enfoque do Observatório SABER ABC possui a especificidade da realização de pesquisas que contemplem a realidade da Região ABC. Por sua vez, os dilemas enfrentados pelas cidades podem se configurar como questões de pesquisa que são encontradas em outras regiões dentro e fora do Brasil. Portanto, estudos dessa natureza resultam no avanço do conhecimento, gerados a partir do uso do método científico, que podem auxiliar na solução de problemas enfrentados pela sociedade local, mas que, ao mesmo tempo, podem ser generalizados para outros contextos dentro e fora do país.

Além de estar atrelada ao PDI, o Observatório SABER ABC está também alinhada a um novo programa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O Programa Núcleos de Pesquisa Orientada a Problemas em São Paulo (NPOP-SP) foi lançado em 2019 para fomentar a colaboração entre institutos de pesquisa, universidades ou instituições de ensino superior e, de empresas e/ou governo. De acordo com o NPOP-SP, um dos desafios para os sistemas de Ciência e Tecnologia existentes no mundo é como extrair da pesquisa o máximo de impacto, social ou econômico, em benefício da sociedade. Trata-se, pois, de uma abordagem institucional que orienta uma certa fração da pesquisa para ser concebida, especificada e realizada tendo em mente, desde o início, problemas específicos enfrentados pela sociedade.

Portanto, a Missão do Observatório da Saúde e do Bem Viver do ABC (SABER ABC) é realizar pesquisas interdisciplinares que possam ajudar a entender o que leva à saúde e ao bem viver da população da Região do ABC, a partir da realização de estudos que forneçam evidências científicas que subsidiem a formulação de políticas públicas que promovam a qualidade de vida dos (as) cidadãos (ãs) do ABC. Para este fim, o SABER ABC deverá realizar um conjunto de atividades principais relacionadas ao Ensino, à Pesquisa, à Extensão e à Cultura:

  • Fomentar a cultura de Equidade, Diversidade e Inclusão tanto na perspectiva de pesquisadores quanto dos colaboradores/parceiros do SABER ABC.
  • Contribuir para a Formação de Estudantes dos cursos de Graduação e dos programas de Pós-Graduação da universidade e das instituições parceiras, envolvendo-os em projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão e Cultura que os conectem a realidade da Região do ABC;
  • Criar ações de Educação Continuada, na forma de cursos de aperfeiçoamento e oficinas abertas que visam contribuir para o aprimoramento dos conhecimentos e habilidades de todos os (as) Cidadãos (as) interessados (as) e, em particular de servidores públicos de qualquer esfera e área de atuação,
  • Combinar Conhecimentos e Capacidades de múltiplas disciplinas, instituições e profissões na abordagem de problemas complexos.
  • Desenvolver perspectivas e abordagens de pesquisa que levem a Investigações Cooperativas e Colaborativas eficazes e que valorizem a Co-Criação e a Ciência das soluções
  • Estimular o Engajamento Cívico da comunidade por meio de processo de trabalho colaborativo da Ciência Cidadã com grupos de pessoas que compartilham proximidade geográfica, algum interesse comum ou situações semelhantes sobre questões que afetam o bem-estar dessas pessoas.
  • Estimular a Inclusão Digital por meio da “Plataforma Digital Plural”, que é uma rede social acadêmica para aprendizagem colaborativa que visa a criação de comunidades online para a troca de saberes e apoio mútuo. Exemplos das atividades realizadas na Plataforma Digital Plural como ferramenta para a construção de uma comunidade de aprendizagem podem ser conferidos aqui: Link Digital Plural
  • Promover e resgatar a História e a Cultura do ABC estimulando participação cidadã. Ao recontar eventos que ajudem os munícipes a compreender suas raízes, contribuindo para uma sensação de bem-estar e a criação de uma identidade comunitária.
  • Incentivar a Disseminação do Conhecimento produzido pelo grupo de pesquisadores por meio de publicações com impacto.
  • Realizar Conferências e Eventos que aumentem a Visibilidade Regional, Nacional e Internacional das atividades realizadas e permitam o debate entre pares
  • Estimular a criação de Rede de Apoio Mútuo para fomentar o crescimento dos pesquisadores participantes do SABER ABC.

 

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

Objetivo Geral

Como, então, preparar gestores e instrumentos de políticas públicas para responder ao bem viver intergeracional quando o futuro é fundamentalmente incerto e o mundo em que vivemos é complexo?

Considerando esse contexto, o objetivo do Observatório da Saúde e Bem Viver do ABC é se dedicar à realização de estudos que permitam entender o que pode tornar a vida das pessoas melhor. Nossos pesquisadores atuam em temas diversos, incluindo questões fundamentais de pesquisa, como a relação entre educação, saúde, justiça social, meio-ambiente e tecnologia e suas inter-relações com um novo paradigma socioambiental-econômico, que parte da percepção de que, em um planeta de recursos finitos, as economias e as populações não podem crescer infinitamente.

Objetivos Específicos

O Observatório prioriza trabalhos sobre o bem viver na Região do ABC na forma de pesquisas e estudos que elucidem questões tais como:

  • Quais são os principais impulsionadores do bem viver ao longo da vida e qual sua importância relativa para as diferentes fases da vida (infância, adolescência, idade adulta, melhor idade)?
  • Como o bem viver afeta o desempenho educacional do ensino fundamental, médio e superior?
  • Como o bem viver do trabalhador será o futuro do trabalho?
  • Como o bem viver pode combater a pobreza?
  • Como o cuidado com o meio-ambiente pode promover o bem viver?
  • Como as inovações tecnológicas afetam o bem viver geral das pessoas?
  • Como a inovação social pode ser orientada para o bem viver?
  • O bem viver deve ser um objetivo político e, em caso afirmativo, como operacionalizar o bem viver na esfera pública?

Metodologia

O Observatório SABER ABC utilizará técnicas de co-criação, ou seja, metodologias participativas,com as equipes participantes dos estudos, que deverá ter o envolvimento dos cidadãos para mostrar como as soluções inovadoras podem surgir da própria comunidade, a partir de uma visão de inovação social]. Métodos de pesquisa qualitativa, quantitativa e etnográfica serão aplicados para examinar qual é o significado e quais são as práticas específicas no contexto de uma vida boa no ABC. Trabalhar com cientistas cidadãos é um componente importante da pesquisa. Os dados serão coletados por uma equipe de acadêmicos e cientistas cidadãos. Os cientistas cidadãos residem e/ou trabalham nos bairros da amostra de estudo.

A seleção toma como base o conhecimento e o interesse da pessoa pela vida comunitária e nas mudanças sociais e econômicas ocorridas no ABC. Nenhuma experiência anterior em pesquisa é necessária, pois um programa de treinamento será oferecido no início do projeto, incluindo temas como ética em pesquisa, métodos de pesquisa e coleta, gerenciamento e análise de dados.

Originalidade do SABER ABC

A novidade do Observatório da Saúde e do Bem Viver do ABC (SABER ABC) resulta do uso do modelo de Comunidade de Construção de Conhecimento aliada à abordagem da Ciência Cidadã como uma estratégia pedagógica sócio-construtivista que se concentra na ideia de que os pesquisadores devem criar conhecimento através de investigação coletiva e colaborativa.

Assim, uma Comunidade de Construção de Conhecimento deve ser modelada a partir de centros de pesquisa científica, na qual a redefinição do problema em níveis cada vez mais elevados é o objetivo, tendo como base um processo fundamentalmente social.

Os pesquisadores se beneficiam dos avanços de seus pares, com a interação contínua de saberes, não apenas entre os grupos de pesquisadores, mas também de geração em geração.

Comunidades Construtoras de Conhecimento visam avançar o conhecimento dos membros coletivamente, ao mesmo tempo que funcionam como uma rede de apoio mútuo ao crescimento individual com o objetivo de produzir novos especialistas e estender a experiência dentro do domínio da Comunidade. 

Uma Comunidade de Conhecimento pode se engajar na coleta de informações, fomentado trocas de saberes, encorajando uma rede social  de pesquisadores e tornando o conhecimento adquirido coletivamente disponível para uso futuro.

Universidade Federal do ABC
Avenida dos Estados, 5001 - A646-1
Santo André - SP – Brasil
CEP 09210-580